O maior avião do mundo decolou pela primeira vez, e esse foi um verdadeiro momento histórico

Um revolucionário porta-aviões conhecido como Roc fica no final da pista 30 do Porto Aéreo e Espacial de Mojave. Por meses, os sistemas do Stratolaunch têm provocado o público com testes atrás de testes. Mas agora, o maior avião do mundo finalmente vai tentar decolar pela primeira vez. E se esse gigantesco porta-aviões conseguir decolar, ele fará história.

À medida que o avião ganha velocidade na pista, suas asas se esticam, tão compridas quanto um campo de futebol americano. Para que a viagem inaugural seja um sucesso, no entanto, Roc - batizado em homenagem a uma gigantesca águia mitológica - precisa de pelo menos 365 metros de asfalto para acumular velocidade suficiente para decolar. Não é uma tarefa fácil...

Espectadores e fotógrafos se reúnem para assistir enquanto Roc caminha em direção ao final da pista. É um momento de roer as unhas. Roc sobreviverá? De repente, o avião gigante se levanta do chão e vai para o céu, e a multidão explode de alegria. A maior aeronave do mundo acaba de levantar voo diante de seus olhos. Mas qual será o resultado dessa decolagem histórica?

De onde veio essa ideia ambiciosa? Em 2010, a portas fechadas, nasceu o projeto Stratolaunch Systems. Um ano depois, os membros fundadores Paul Allen - que também foi co-criador da Microsoft - e Burt Rutan fizeram um anúncio público sobre seu novo empreendimento. A dupla queria desenvolver uma nova forma de lançar foguetes em órbita. Mas o que exatamente isso significa?

A operação Stratolaunch, com sede em Seattle, esperava reunir uma série de componentes que colocariam uma espaçonave em órbita. O plano era usar um porta-aviões para transportar um veículo de lançamento a uma grande altitude - e então esse veículo seria lançado no espaço.